Muitas empresas não dão a atenção necessária à hospedagem de site na hora de investir em sua presença online. Nesse cenário, entender essa importância, seus benefícios e como escolher o melhor serviço pode ser o diferencial que você buscava para se destacar.
Você sabia que escolher a hospedagem de site certa pode definir o sucesso de uma empresa quando o assunto é presença online?
Hoje, uma página, blog ou loja virtual com visual atrativo, boa experiência e bom desempenho é um canal incrível para converter aqueles leads que sua estratégia de marketing consegue captar.
Quer entender melhor essa relação? Neste post, respondemos a todas as suas perguntas: o que determina um bom site, por que a hospedagem é fundamental e como escolher a melhor para seu negócio. Acompanhe conosco!
O que determina um bom site?
Antes de falar sobre como a hospedagem define o sucesso de um site, primeiro, precisamos entender o que isso significa. Quais são os pontos que todas as páginas de sucesso compartilham como características comuns?
A resposta é definida por uma junção de fatores, que podemos separar entre os conceitos conhecidos como front-end e back-end.
O back-end compreende os “bastidores” de uma página de internet. O bom site é aquele com velocidade de acesso na navegação, estabilidade (pouco tempo fora do ar) e segurança, tanto para o usuário quanto para você.
Por sua vez, o front-end é a parte que o visitante enxerga, como um conteúdo de qualidade, formatação agradável, enfim, tudo que resulte em uma experiência do usuário incrível e surpreendente.
Além disso, claro, o SEO on page corresponde às ferramentas e técnicas que deixam suas páginas mais bem posicionadas nas buscas em motores de pesquisa como o Google.
É claro que existem sites específicos e, naturalmente, com demandas diferenciadas (e, por isso, existem diversos tipos de hospedagem). Mesmo assim, esses itens que comentamos são fundamentais em qualquer situação para definir um site de qualidade.
Por que investir no desempenho do seu site?
Apresentados os pontos acima, fica a pergunta: que diferença faz essa preocupação? É hora de entender que uma boa hospedagem de site não é um luxo.
Uma boa performance vai impactar o sucesso em diversos aspectos e afetar diretamente a percepção online da sua marca:
-um site com bom desempenho e estabilidade dá credibilidade ao negócio, transpondo o cuidado com sua página para uma noção de zelo da empresa pelo seu público
-um bom site é mais acessível para uma gama maior de público, expandindo suas possibilidades de mercado
-a própria página pode se tornar a cara da empresa, contribuindo para um branding mais marcante e único
-no caso de e-commerce, a hospedagem impulsiona as vendas com experiência simplificada e caminhos mais curtos para a conversão
Quais são as vantagens de um serviço de hospedagem?
Tudo isso que falamos até esse ponto pode ser obtido por conta própria, mas é um esforço inviável e até indesejado. Hospedar seu site em serviços de qualidade é a resposta de empresas em busca de seus objetivos globalmente.
Portanto, é hora de conhecer os benefícios que você encontra em qualquer serviço que pretende se tornar a melhor hospedagem de site no mundo — e se convencer de vez dessa necessidade. Veja só!
1-Infraestrutura técnica de qualidade
O foco de um serviço de hospedagem é, antes de tudo, oferecer uma infraestrutura capaz de assegurar disponibilidade e performance para suas páginas na internet.
Autonomia, tempo de resposta, velocidade de navegação — tudo isso é fundamental para que seu público fique satisfeito com a visita e associe essa boa experiência à imagem da sua marca.
2-Ferramentas que dão liberdade para as empresas
Existem vários serviços por aí prometendo uma hospedagem de qualidade, mas que não oferecem tantas opções à empresa contratante, como capacidade de customizar seu próprio site. Se sabe aonde quer chegar com a sua presença online, é você quem precisa ter controle na gestão.
Os melhores serviços de hospedagem são aqueles que oferecem apoio para a criação de experiências incríveis, mas que também oferecem as ferramentas necessárias para que você mesmo tenha o poder sobre parte da sua estratégia e da sua identidade.
Como isso é possível? Não só com funcionalidade de criação de site, mas com plugins que automatizam funções de divulgação e controle, indicadores sobre tráfego e conversão, entre outros.
3-Segurança e suporte
A segurança para site é assunto sério na atualidade: as empresas precisam cada vez mais de dados de seus clientes para serem eficientes e essas informações precisam ser protegidas.
Os melhores serviços de hospedagem entregam não apenas uma infraestrutura segura, como também oferecem suporte que vai desde a ajuda na criação do site até a atuação diante de possíveis ameaças. Essa parceria é fundamental.
Qual é o impacto da hospedagem do site em SEO?
De todas as vantagens e pontos que impactam positivamente um site, faltou um aspecto vital na hospedagem: a sua capacidade de afetar o SEO.
Quando falamos em otimização para motores de busca, o assunto costuma girar em torno de palavras-chave, formatação de conteúdos e uso de mídias. Porém, saiba que a qualidade técnica da página também tem peso nisso.
É verdade! Veja alguns itens que são levados em conta pelo Google para decidir a ordem de resultados em pesquisas:
Todos esses pontos são definidos na hora que você escolhe o serviço responsável pela sua hospedagem — é difícil reverter resultados ruins em infraestruturas não adequadas.
E, como você sabe bem, o SEO é um dos fatores determinantes para a sobrevivência de um negócio que precisa do ambiente online. Ter um serviço ruim no lançamento de site é começar a corrida dando 10 passos para trás. Quem cai nessa armadilha vai precisar correr muito para alcançar os concorrentes.
Como escolher a hospedagem ideal?
Ufa! Depois de tantas informações sobre como essa relação entre site e hospedagem pode levar ao sucesso da sua empresa, qualquer pessoa fica animada para começar logo.
Mas calma, para iniciar esse processo, é preciso separar agilidade de pressa. Veja como você precisa se preparar, planejar e escolher o serviço ideal para seus objetivos!
1-Levante a sua demanda de hospedagem
Existem diversos provedores de hospedagem e até planos dentro de um mesmo serviço que são focados em modelos, setores e tamanhos diferentes de negócios.
Então, a primeira etapa é buscar quem vai atender melhor às suas necessidades e levar a sua empresa aos seus objetivos. Isso passa por alguns pontos, como uma avaliação do volume de acessos atual/ inicial, o quanto você quer crescer e em quanto tempo.
Além desse, outros fatores contam, como o escopo do site. Vai ser uma página institucional? Um blog? Um e-commerce? Tudo ao mesmo tempo?
Existem outras questões como dinamismo e necessidade de um conteúdo constante. Seu site vai precisar mudar o tempo todo? Você quer criar layouts temáticos sazonais? É preciso sempre equilibrar a performance da hospedagem com as ferramentas de atuação e gestão que ela oferece para o usuário.
2-Conheça seu público
Expandindo o assunto, um site nunca é feito apenas com o seu negócio em mente, mas, principalmente, tendo em vista o que o seu público ou persona espera dele. É o que é chamado foco no cliente.
Que tipo de website se encaixa melhor nas expectativas desses visitantes? Que ferramentas a hospedagem pode oferecer para que você as supere?
O sucesso de uma marca na internet, muitas vezes, está ligado à sua capacidade de entregar sempre o que se espera e um algo a mais.
3-Encontre a empresa que melhor se encaixa nos seus objetivos
Depois que você passa a conhecer bem suas necessidades e alinhar esse levantamento às suas metas, é bem mais fácil encontrar a melhor parceria possível. Então, é hora de ir ao mercado!
Primeiro, é preciso buscar os básicos: SEO, suporte, conjunto de funcionalidades, desempenho, estabilidade etc. São características fundamentais que não podem ficar de fora em uma boa hospedagem.
Depois disso, é hora de avaliar as que entregam esse serviço com qualidade. Avalie as empresas e seus planos, compare custos e benefícios, busque opiniões e cases de sucesso.
Se possível, converse com as potenciais parceiras e tente perceber nelas uma vontade de crescer junto com a sua empresa, além de um foco em inovação. Afinal, hospedagem é uma questão de relacionamento diário que vai possibilitar seu sucesso no futuro, tanto no curto quanto no médio prazo.
4-Busque facilidade, controle e flexibilidade
E, por fim, analise também as ferramentas que estarão à sua disposição quando assinar com a fornecedora do serviço. Você deve buscar por 3 itens principais:
Se você consegue aplicar tudo o que conheceu aqui com uma pesquisa baseada nesses pontos, vai achar o melhor serviço de hospedagem de site para a sua empresa em pouco tempo e sem risco de errar.